Cognitivo significa "idéia ou pensamento” e refere-se à maneira pela qual as pessoas emitem juízos
e tomam decisões e à maneira pela qual interpretam as atitudes e atos das outras pessoas.
A maneira como pensamos determina, em grande medida, se teremos êxito na vida e se dela desfrutaremos, ou até mesmo se seremos capazes de sobreviver. Se nosso pensamento for objetivo e transparente, estaremos mais capacitados para atingir tais metas.
A Terapia Cognitiva, não somente alivia os sintomas que afligem aqueles que a procuram, como também os ajuda a se tornem seus próprios terapeutas. O modelo cognitivo de funcionamento psicológico baseia-se na premissa de que as experiências de vida na infância dão origem aos Esquemas, sobre os quais repousam as Crenças Básicas que, se forem disfuncionais, podem ser
ativadas numa determinada situação das nossas vidas, trazendo à tona os PANS (Pensamentos Automáticos Negativos) que, em geral, provocam emoções de raiva, tristeza, medo, ansiedade etc., que por sua vez nos farão agir de forma inadequada ou não assertiva .
Através da Terapia Cognitiva é possível aprender a identificar e avaliar por si mesmo os pensamentos, comportamentos e atitudes problemáticos. A meta da Terapia Cognitiva é capacitar o indivíduo a tornar-se um bom solucionador de problemas e, consequentemente, alguém mais flexível, adaptado e, portanto, mais feliz.