Tendo por base a abordagem da experiência humana, o processo terapêutico não se concentra, única e
exclusivamente, na redução e eliminação de sintomas. Ao invés, o foco da terapia dirige-se para a promoção de
qualidade nas relações interpessoais e identificação de valores e objetivos do paciente.
O que são e como ocorrem as psicoterapias comportamentais de terceira geração?
As terapias comportamentais de terceira geração abrangem um grupo de tratamentos psicoterapêuticos (Terapia de Aceitação e Compromisso e Psicoterapia Analítica Funcional) baseados no conhecimento científico acerca do comportamento e associados a uma visão humanista do conceito de saúde mental, defendendo que o bem-estar (emocional, psicológico e social) não advém, apenas, da simples ausência de problemas psicológicos significativos.
Tendo por base esta abordagem da experiência humana, o processo terapêutico não se concentra, única e exclusivamente, na redução e eliminação de sintomas. Ao invés, o foco da terapia dirige-se para a promoção de qualidade nas relações interpessoais e identificação de valores e objetivos do paciente. As condições objetivas e valores pessoais são, então, compreendidos como bases que originam e modificam os processos internos (emoções, pensamentos)que, por sua vez, influenciam a sua interação com o mundo exterior.
Através da relação terapêutica o paciente é “convidado” a assumir uma postura de curiosidade, abertura e aceitação em relação às suas experiências, permitindo fomentar o desenvolvimento de mecanismos funcionais, positivos e adaptativos que redefinem a forma como o paciente se coloca perante si mesmo e o mundo que o rodeia.
Tendo por base a sua perspectiva humanista e positivista, as terapias comportamentais de terceira geração possuem evidências empíricas de eficácia no tratamento de psicopatologias variadas, como perturbações da personalidade, humor ou ansiedade - em um processo terapêutico acolhedor e eticamente comprometido com valores humanos.
Nesse vídeo, Mavis Tsai (co-fundadora e principal referência internacional da FAP, juntamente com Robert J. Kohlenberg) apresenta um pouco da proposta terapêutica:
Tudo flui quando sentimos bem-estar mental.Quando encontramos esse ponto de equilíbrio sutil na nossa existência,
deixamos de ver os obstáculos para enxergamos novos caminhos, nos sentimos livres e a nossa vida flui tranquilamente.
A terapia Gestalt transcende os limites do espaço compartilhado entre o terapeuta e o paciente para nos dar uma nova
perspectiva de vida.Dentro dessa dimensão existencial, onde cada atitude positiva, receptiva e comprometida
nos permite fluir, avançar na direção dos nossos objetivos.